Ana Paula Zerbinati Ribeiro, Gerente Executiva de Relações com Investidores e Mercado de Capitais da Brasil Agro, fala sobre sua trajetória e discute transformações e estratégias no RI
A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 01 de julho, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. No programa, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebeu Ana Paula Zerbinati Ribeiro para mais uma conversa enriquecedora. Este conteúdo, assim como todos os outros episódios do programa, estão disponíveis no Portal da MZ.
Toda mulher no mercado de capitais enfrenta os desafios de uma área majoritariamente masculina, equilibrando não apenas a liderança no trabalho, mas também em vários aspectos da vida pessoal. Para Ana Paula, essa dualidade sempre foi natural. No programa, ela compartilha sobre essa vida multifacetada atrás da cadeira de Relações com Investidores. “A Ana é mamãe de duas lindas criancinhas. Acho que do lado feminino a gente sempre é multifunções, né? Então eu sou filha que quer gerenciar tudo, cuidar dos irmãos, cuidar da mãe, cuidar do pai e, obviamente, dos meus pequenos. E eu sou do interior de São Paulo, me formei lá, mas estou há muitos anos aqui na capital. Vim para trabalhar em RI e nunca mais voltei”, comentou.
A Head de RI também destaca que sua iniciativa e proatividade sempre foram suas marcas registradas, tanto em casa quanto na vida profissional. “Eu sou uma pessoa que tem muita iniciativa, que toma a frente. Algumas pessoas falam que eu tenho um protagonismo acima até da média. Em casa, eu sou assim, sempre fui, desde pequenininha”.
E podemos dizer que esse perfil proativo foi fundamental para sua evolução na sua trajetória, ponto sobre o qual Ana falou um pouco. “Hoje evoluí muito na carreira. Então, eu tenho muito mais demandas, não só da área de relações com investidor, que você sabe bem, são ciclos que as coisas acontecem, mas eu tenho algumas multifunções na Brasil Agro. Eu sou responsável pelo Instituto Brasil Agro, então eu tenho essa parte social que está sobre a minha gestão também. Eu tenho a parte de governança, que também responde a mim. Então, tudo isso tem uma dinâmica de trabalho que eu tenho que organizar na minha agenda”, explicou.
Além do desenvolvimento pessoal, Ana Paula comentou sobre a evolução da área de RI. A profissão, antes pouco reconhecida, hoje é essencial e estratégica. “Eu lembro que, quando eu comecei, a área de RI estava muito incipiente. Era aquele negócio: coloca qualquer pessoa lá para atender analista. […] Hoje, o profissional de RI é uma pessoa que senta com o conselho, que participa de reuniões de estratégia. Eu mesma sou uma pessoa que participa de muitas reuniões, onde sou envolvida diretamente nas decisões da empresa. Então, acho que essa evolução foi um reconhecimento de que o RI é um profissional essencial”, destacou Ana.
Mas não foi só isso que mudou ao longo dos anos nas relações com investidores. Com a digitalização acelerada pela pandemia, a comunicação tornou-se mais direta e acessível, utilizando canais como redes sociais para disseminar informações e interagir com stakeholders. Ana Paula, ao falar sobre a estratégia da Brasil Agro, enfatizou a utilização desses canais para manter um contato próximo com investidores e para divulgar as atividades da empresa. “Temos um canal de comunicação direto com nossos stakeholders, onde eles podem tirar dúvidas, fazer perguntas e falar com a gente. Também utilizamos bastante as redes sociais para disseminar informações sobre a empresa e nossas atividades. A gente tenta estar sempre presente e disponível para os nossos investidores e analistas”, afirmou.
Ela também mencionou o acompanhamento diário da base acionária e a gestão eficiente das informações, destacando o uso de ferramentas digitais como Outlook e planilhas, além do sistema da MZ. Essa abordagem digital não apenas facilita a transparência e a acessibilidade da informação, mas também fortalece a relação de confiança com investidores, essencial em um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado.
Por fim, Ana Paula finalizou com uma dica valiosa para os profissionais de RI: “Se aprofundem, invistam em informação. Conhecimento e educação são coisas que ninguém tira de você. Quando estiver iniciando, ter conhecimento daquilo que está fazendo e do que precisa fazer é fundamental. Nunca parem de aprender. Aprender é para a vida, e para o profissional de RI, com certeza, é o diferencial.”
O programa também abordou outros temas relevantes como gestão de time, desafios da carreira de RI, engajamento com investidores, comunicação, eventos compliance, regulamentações, além dos quadros “Pergunta do Especialista” e o “Bate-Bola”. Para ver na íntegra, basta acessar o Portal da MZ a partir do meio-dia.
Também é possível acompanhar todos os episódios no canal do YouTube da MZ e também na TV fechada, na programação da BM & C News, todas as terças-feiras, nos canais da SKY, Claro TV e Vivo TV.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.