Conexões e compartilhamentos de experiências: um resumo do que foi o evento
“O brasilero nasceu para fazer RI […] precisamos falar sobre as tendências que estão por vir”, foi com essa frase Jean Leroy, CEO do IBRI, sintetizou a abertura da quarta temporada do IR SUMMIT que aconteceu nesta sexta-feira – 03/02 – e reuniu dezenas de profissionais de Relações com Investidores.
Foram três horas de evento que contaram com participações de grandes nomes do mercado. Os painéis abordaram os seguintes temas:
PAINEL 1: O comportamento dos investidores pessoa física em cenários de alta volatilidade
Com as participações de Marcelo Korber (Infracommerce), Phillipe Casale (Raízen) e Marília Nogueira (EDP), o primeiro painel começou debatendo sobre a diferenciação entre as formas de comunicação de pessoa física para pessoa jurídica.
Em seguida, falou-se da importância desse “novo investidor” pessoa física, que tem buscado cada vez mais informações sobre o mercado. “Precisamos atender esse público da forma correta” – comentou Phillipe.
“Sim, estamos vendo muitos influencers tentando explicar esse mercado. Por isso, temos que estar ativos nas redes sociais, como twitter e youtube. Precisamos ver o que esses influencers estão falando, é muito importante para entender esse público e sua forma de se comunicar – completou Marília.
Os convidados ainda falaram sobre como os profissionais de RI podem se aproximar deste público e como a área de comunicação das empresas pode auxiliar neste processo. “Se a gente quiser aparecer (para a pessoa física), precisamos nos comportar como eles. O setor de comunicação já tem essa ideia de perfil” – diz Marcelo Korber.
PAINEL 2 – Principais tendências e desafios do ano para o RI
O mercado é ágil e instável. Por isso, ter informações acessíveis e ferramentas que auxiliam no dia-a-dia do profissional de Relações com Investidores é fundamental. Foi sobre isso que Cássio Rufino (MZ) e PH Zabisky (MZ) conversaram no segundo painel do IR SUMMIT, que contou também com as participações de Marcele Magalhães (MZ) e Natália Ferreira (TradeMap).
PH também anunciou uma parceria inédita com a TradeMap para os calls de resultados dos clientes MZ e apresentou ainda o novo serviço da companhia: um Add-In no outlook corporativo conectado com IRM e Intelligence. São grandes novidades vindo por aí.
PAINEL 3 – Bastidores dos IPOS e visão dos investidores estrangeiros
Para o terceiro painel do dia, a MZ convidou Alex Ibrahim (Capital Markets at NYSE) para falar sobre o perfil e visão dos investidores fora do Brasil.
Alex comentou sobre como o mercado internacional está voltando a ficar “agitado” depois de um ano de 2022 mais discreto com a guerra na Ucrânia e interferências políticas. Sobre a forma das empresas latino americanas poderem acessar o mercado de capitais nos EUA e sobre como obter sucesso com isso.
PAINEL 4 – Desafios de empresas da América Latina listadas na bolsa americana
Os motivos que levam uma empresa a ser listada nos Estados Unidos. Foi respondendo a esse questionamento do moderador João Marin (MZ) que os convidados Eric Oliveira, (PagSeguro), Eduardo Galvão (CIT), Daniel Schleiniger (Arcos Dorados) e Leticia Noale Santiago (Arcos Dorados) começaram a conversa do quarto painel do IR SUMMIT 2023.
Neste contexto, Daniel relata que o acesso a investidores e um mercado tecnicamente mais desenvolvido é o principal motivo da Arcos Dorados estar na bolsa norte-americana. “Entretanto, com essa escolha, ficamos sujeitos a alta volatilidade cambial, pois reportar em dólar é um grande desafio” – completa Letícia.
Discorreu-se também sobre os papéis que cada um deve ter dentro de um time de RI e como é o processo de comunicação, tanto interna quanto externa, das companhias. “Você precisa ter papéis bem definidos dentro dos departamentos para que cada um possa se concentrar no que é importante – ressalta Eric.
Eduardo Galvão conclui dizendo sobre como a Inteligência de Dados também pode ajudar nos processos e como já se tornou uma grande aliada para as empresas.
PAINEL 5 – O poder das redes sociais e transmissão de eventos no RI
As formas de comunicação mudaram e as redes sociais assumiram papel de destaque neste novo cenário. No quinto painel do dia, com a moderação de Cássio Rufino (MZ), os convidados Iuri Zanutto J. Campos (Cyrela) e Nathalia Geromel (Isa Cteep) conversaram sobre essa nova forma de interação com os investidores.
Bruno comenta que na ISA CTEEEP eles têm usado cada vez mais os vídeos, mostrando sempre o dia-a-dia da companhia e as pessoas que a formam. Um projeto feito pela equipe de comunicação em conjunto com o time de Relação com Investidores, que tem aumentado consideravelmente o engajamento da empresa nas redes sociais.
No debate dos grandes desafios dessa nova tendência, os convidados concordam que produzir um conteúdo democrático e que fuja do que já se tem no mercado é um dos principais pontos.
Abordou-se também como as redes sociais e lives impactam nas conferências de resultados e têm gerado um aumento de audiência e interação significativos com o público externo. Podendo ser usadas inclusive para a parte estratégica da companhia.
“Estar atentos aos concorrentes é muito importante para se preparar para os calls, assistimos a vários ao longo da semana e assim já ficamos sabendo dos temas e perguntas em maior evidência no momento” – comenta Iuri Zanutto.
PAINEL 6 – Projeções e cenário econômico para 2023
Fechando a quarta edição do IR SUMMIT, tivemos a participação de André Matcin, economista sênior do Itaú BBA, que trouxe diversos números para exemplificar as projeções do mercado brasileiro e mundial para os próximos anos.
André dissertou sobre o pico da inflação global em 2022, sobre como a cadeia global está se reorganizando e como tudo isso tem influenciado no dólar. “Desde 2021, países emergentes puxaram a fila dos juros e as economias desenvolvidas e emergentes estão desacelerando” – comenta.
A projeção que ele faz é que o PIB mundial cresça no máximo entre 2 e 3 por cento devido ao cenário de guerra e pandemia. No Brasil, a economia deve desacelerar em 2023 e 2024, como o PIB ficando na casa dos 1%. O desemprego pode ter uma leve subida e a inflação se manter alta, impostos também podem crescer novamente.
A produção do IR SUMMIT 2023 envolveu uma equipe com mais de 30 profissionais e contou com mais de mil participantes, entre presencial e online. A MZ segue com o propósito de promover espaços para o debate de ideias e disponibilizar produtos e serviços que tornem o mercado de Relações com Investidores cada vez mais acessível e dinâmico.
Quando tudo ao redor está mudando, é bom ter um parceiro de confiança.
–
Cássio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.