Renata Oliva Battiferro, Presidente do Conselho de Administração do IBRI, compartilha sua trajetória pessoal e profissional, explorando as experiências vividas no mercado de capitais
A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 05 de agosto, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. No programa, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebe Renata Oliva Battiferro para mais uma conversa enriquecedora. Este conteúdo, assim como todos os outros episódios do programa, está disponível no Portal da MZ.
Renata Oliva Battiferro é uma figura proeminente na área de Relações com Investidores, acumulando quase duas décadas de experiência marcada por dedicação e conquistas significativas. Sua trajetória é um exemplo não apenas de seu talento e perseverança, mas também das transformações que o mercado de capitais tem vivenciado, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela era digital.
Durante sua participação no IR Talks, ela compartilhou insights valiosos sobre como essas transformações têm moldado sua jornada e influenciado as práticas de comunicação e gestão em RI. Para Renata, que liderou o IPO da Smiles em um momento desafiador de sua vida pessoal, equilibrando as demandas profissionais com a maternidade, a experiência foi não apenas um marco profissional, mas também uma demonstração do poder da resiliência e da capacidade de adaptação.
“Era um verdadeiro equilíbrio ter dois bebês em casa, um de um ano e outro de três, enquanto lia um prospecto de IPO nas madrugadas, especialmente considerando que os road shows eram presenciais antes da pandemia. Mas não me arrependo dessa jornada; foi muito importante para minha trajetória. Acho que meus filhos hoje olham para trás e enxergam a mãe e profissional que tinham em casa. Bem como, acredito que meu marido também me admire por tudo que construí”, diz.
Além dos desafios pessoais, Renata destacou as mudanças substanciais que viu no mercado de capitais ao longo dos anos. Ela testemunhou a transição do uso de fax para a dinâmica instantânea das redes sociais e tecnologias digitais, que revolucionaram a comunicação entre empresas, investidores e stakeholders.
“A evolução tecnológica não apenas acelerou a velocidade da comunicação, tornando-a mais dinâmica e acessível, mas também redefiniu as expectativas quanto à transparência e acessibilidade das informações. As plataformas digitais proporcionam um canal direto e eficaz para compartilhar não apenas dados financeiros, mas também a história e os valores que tornam cada empresa única”, relatou.
Questionada sobre o impacto da inteligência artificial no cenário de RI, Renata oferece sua perspectiva atual: “Não é que a IA substitua o profissional, mas se você não aprender a manipular, a olhar, a enxergar de que forma ela consegue te alavancar em termos de eficiência e trabalhos que de repente você consegue ganhar no sentido de analisar os dados e aí sim conduzir a informação da melhor forma possível. O profissional, eu acredito, vai ficar cada vez mais para trás”.
Por isso, Renata enfatiza ainda a importância da aprendizagem contínua para os profissionais de RI, principalmente em tempos de transformações tecnológicas: “É essencial manter-se atualizado com as novas tecnologias, regulamentações e melhores práticas. Aqueles que investem em conhecimento têm uma vantagem competitiva significativa, podendo antecipar tendências e responder de forma eficaz às mudanças do mercado.
Quanto à estratégia omnichannel, fundamental para uma comunicação eficaz em RI, Renata Oliva destaca a importância de desenvolver conteúdo diversificado e estratégico: “Desenvolver um conteúdo visual e textual de qualidade é fundamental para garantir que as informações sejam apresentadas de maneira atrativa e fácil de entender. É essencial se comunicar em diferentes formatos, como relatórios de resultados, apresentações institucionais e podcasts, para realmente impactar nosso público. Essa diversidade de formatos nos permite conectar de maneira mais próxima e eficiente com investidores e stakeholders, compartilhando não apenas dados, mas também a história e os valores que tornam nossa empresa única.”
As reflexões de Renata durante o IR Talks oferecem uma visão abrangente dos desafios atuais enfrentados pelos profissionais de RI, destacando não apenas as oportunidades trazidas pela era digital e inovação tecnológica, mas também insights valiosos sobre gestão de equipe, os desafios de carreira em RI, definição de metas, orientação estratégica, uso estratégico das redes sociais para comunicação e estratégias para aumentar a liquidez. Além dos quadros “Pergunta do Especialista” e “Bate-Bola”, proporcionando um panorama completo das principais questões que moldam o futuro das Relações com Investidores. Para ver na íntegra, basta acessar o Portal da MZ a partir do meio-dia.
Também é possível acompanhar todos os episódios no canal do YouTube da MZ e também na TV fechada, na programação da BM & C News, todas as terças-feiras, nos canais da SKY, Claro TV e Vivo TV.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.