Renan Baccarin, Gerente de Relações com Investidores da Alianza Investimentos Imobiliários, discute como a clareza, a acessibilidade e o networking impulsionam o sucesso nas Relações com Investidores
A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 03 de junho, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. No programa, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebeu Renan Baccarin para mais uma conversa enriquecedora. Este conteúdo, assim como todos os outros episódios do programa, estão disponíveis no Portal da MZ.
No terceiro episódio dessa temporada, o IR Talks contou com a participação de Renan Baccarin, um profissional com mais de 20 anos de experiência nos mercados Financeiro e de Relações com Investidores, e referência quando o assunto é gestoras de fundos. Durante o programa, Renan compartilhou como foi o início de sua carreira e sua trajetória até alcançar ao cargo de RI.
Ele relata: “Comecei (no mercado de trabalho) como estagiário. Logo depois, em pouco tempo, me tornei assistente de negócios. Nessa época, já possuía grande intimidade com a área de Relações com Investidores. Esta área ficava próxima à minha e eu colaborava bastante com a tesouraria e a estruturação de dívida, incluindo a criação de prospectos e debêntures, operações que, hoje em dia, já não são tão complexas. Iniciei minha carreira nesse momento e, a partir dele, fui me desenvolvendo gradualmente, até que percebi: ‘A área de Relações com Investidores é realmente muito interessante, é aqui que quero construir minha carreira’”.
E para além das habilidades financeiras, o profissional de Relações com Investidores também deve ser um comunicador extremamente habilidoso, afinal ele é o responsável por transmitir as informações da companhia de forma concisa e transparente. Renan destaca a importância crescente das redes sociais nesse processo: “Hoje, na Alianza, conto com uma assessoria de comunicação e imprensa competente, que me ajuda bastante, especialmente com as redes sociais. No mundo dos fundos imobiliários, a comunicação com os investidores é muito mais rápida e prática do que no mundo das companhias abertas. Observamos também que é cada vez mais importante utilizar as redes sociais para isso. Não podemos ignorar o fato de que as pessoas realmente buscam informações através delas, como o LinkedIn e o Instagram”.
Renan também ressaltou a importância da clareza e da acessibilidade em todo esse processo de comunicação, principalmente devido ao aumento do número de investidores pessoa física nas bases das empresas e gestoras de fundos. Ele comenta: “Sou muito detalhista com as informações que coloco nos relatórios gerenciais. Tento ser o mais didático possível nessas comunicações, pois tenho uma base muito grande de investidores e preciso ser claro desde o início. Se gerar dúvidas, posso receber mil perguntas no RI, o que seria inviável de responder. Por isso, busco ser o mais didático possível logo nas primeiras linhas de comunicação”.
E para lidar com esse longo escopo e responsabilidades, o profissional de RI precisa ter muita responsabilidade e dedicação, tendo que, muitas das vezes, estar disponível em tempo integral. Sobre isso, Renan relata: “Às vezes, nos fins de semana, eventos inesperados podem ocorrer. Por isso, precisamos estar sempre atentos. Nosso trabalho é 24/7; não desligo meu celular, apenas o coloco no silencioso”.
Como conselho geral, Renan acrescentou: “Indicaria para o novo profissional não apenas buscar se desenvolver profissionalmente, aprimorando suas habilidades de comunicação e oratória, mas também buscar constantemente evoluir e construir um bom networking. Essa troca de informações certamente contribuirá para o crescimento profissional. Com o tempo, naturalmente, irá evoluindo dia após dia”.
O programa também abordou outros temas relevantes como a diferença entre gestoras de fundos e companhias abertas, normas regulatórias, inteligência artificial, soft e hard skills e estratégias de comunicação, além dos quadros “Pergunta do Especialista” e o “Bate-Bola”. Para ver na íntegra, basta acessar o Portal da MZ a partir do meio-dia.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.