No IR Talks, Nicholas compartilha suas experiências, abordando desde a paternidade até a mudança de perfil dos investidores e estratégias de adoção de tecnologias emergentes
A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 06 de maio, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. No programa, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebeu Nicholas Baines para uma conversa enriquecedora. Este conteúdo, assim como todos os outros episódios do programa, estão disponíveis no Portal da MZ.
Com mais de 15 anos de experiência, Nicholas Baines, Diretor de Relações com Investidores da Bemobi – empresa de tecnologia pioneira com foco na oferta de soluções e plataformas móveis para pagamentos digitais, engajamento de clientes, microfinanças e serviços digitais – foi o segundo convidado da terceira temporada do IR Talks. O programa, que trata de histórias que muitas vezes vão além da carreira profissional, iniciou a conversa com Nicholas abordando sua vida pessoal, incluindo a chegada das filhas e seus hobbies fora do ambiente de trabalho.
Durante o bate-papo, inclusive, ele compartilhou insights sobre a relação entre ser pai e ocupar uma cadeira de RI: “Eu acho que quando a gente vira pai, principalmente de gêmeos, que são duas crianças com personalidades bem diferentes, a gente está sempre respeitando o jeito de cada uma e conciliando, é uma eterna conciliação. E o RI também tem um pouco disso, você vai para uma área, pede uma informação, vai para outra, pede mais uma informação, e assim você vai agregando e conciliando os dados”, reflete Nicholas.
Em seguida, trazendo sua trajetória de muitos anos de experiência, Nicholas discorreu sobre o amadurecimento do mercado e a entrada de mais pessoas físicas no mercado de capitais: “Eu acho que o mercado evoluiu muito e isso atraiu muitas pessoas para a bolsa. A queda de juros, o número de IPOs, o acesso facilitado à informação… todo este contexto impulsionou e fez com que a pessoa física estivesse mais confortável para fazer investimentos. Aí você tem que aprender a lidar com essa nova plataforma de comunicação, pois é totalmente diferente da plataforma tradicional de investidor institucional”, diz o diretor de RI da Bemobi.
E não foi só o alto número de pessoa física entrando na bolsa que gerou desafios para os profissionais de Relações com Investidores, desde a criação e a intensificação do uso de Inteligência Artificial por parte das companhias, os líderes de RI estão buscando formas de utilizá-la ao seu favor. Sobre isso, Nicholas diz: “Estamos apenas começando a explorar esse mundo da inteligência artificial, e quem vai se beneficiar serão aqueles que souberem dar os comandos certos a ela. Eu acho que em vez de tentar combater a IA, devemos aprender a colaborar com ela para aumentar a produtividade em todas as áreas profissionais. No entanto, é importante reconhecer os desafios que a IA pode apresentar, como o surgimento de deep fakes. A possibilidade de criar vídeos ou imagens falsos convincentes, como um CEO sendo representado de forma comprometedora, por exemplo, é um dilema do nosso mundo moderno. Você vai ter que questionar sempre se isso é de verdade ou é fake”.
Já como dica aos profissionais que estão iniciando e para aqueles que atuam em small caps, Nicholas enfatiza: “Para os profissionais de small caps, com baixa liquidez e capitalização de mercado reduzida, é crucial adotar uma abordagem mais ativa. Minha sugestão para eles é que sejam proativos em todos os canais de comunicação, sejam varejistas ou institucionais. Isso inclui plataformas como LinkedIn e Instagram, que também estão sendo cada vez mais utilizadas por investidores. Além disso, outra dica valiosa para os profissionais de RI em geral é fortalecer suas habilidades onde são proficientes. Se você é bom em comunicação, por exemplo, é importante desenvolver ainda mais essa habilidade e procurar acumular responsabilidades nessa área. Da mesma forma, se você possui habilidades em fusões e aquisições (M&A), buscar acumular experiência tanto em M&A quanto em RI pode proporcionar uma visão mais abrangente da empresa e contribuir mais para o seu sucesso”, conclui.
O programa ainda abordou outros temas relevantes como desafios da área de RI, medição de KPIs, gestão de equipe e as boas experiências que o RI pode proporcionar, além dos famosos quadros “Pergunta do Especialista” e o “Bate-Bola”. Para ver na íntegra o programa de estreia, basta acessar o Portal da MZ.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.