O Evento RI em Foco – O Futuro de Dados e Soluções para o seu Negócio, realizado ontem (21) na MZ Arena, reuniu especialistas de renome e líderes do setor para discutir as inovações que estão transformando o cenário das Relações com Investidores.
Organizado pela parceria entre o Itaú e a MZ, o encontro teve como foco o papel central dos dados e das narrativas estratégicas na transformação dos programas de RI, destacando como essas ferramentas são fundamentais para aprimorar a comunicação e a transparência entre empresas e seus investidores. Com um público seleto e painéis recheados de insights, os participantes puderam explorar soluções inovadoras que estão moldando o futuro do mercado de capitais e impulsionando a evolução das práticas de comunicação financeira. Acompanhe os principais insights a seguir.
Painel 1: Perspectivas 2025 e os impactos para o mercado de capitais
Mário Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco, iniciou a discussão destacando a relação complexa entre a economia brasileira e as dinâmicas internacionais. Ele abordou como a eleição de Trump e suas políticas, como o aumento de tarifas e cortes de gastos públicos, criam um cenário de incerteza para o Brasil. Mesquita mencionou também o crescimento mais modesto da China e o impacto direto dessa desaceleração nas exportações brasileiras. “O crescimento modesto da China e as incertezas geradas por políticas externas, como as de Trump, têm um impacto direto no Brasil, especialmente nas nossas exportações,” disse. A projeção do câmbio e a necessidade de um pacote fiscal para conter os gastos do governo também foram pontos destacados, refletindo os desafios fiscais e a confiança dos investidores.
Painel 2: O Futuro dos serviços para o mercado de capitais | ILP com entrega direta em bolsa
Álvaro Pimentel, diretor responsável pelo Inversman Service do Itaú, destacou a importância da escrituração e custódia de ações no mercado de capitais, abordando os desafios da gestão de bilhões em ativos e milhões de investidores. Ele ressaltou a expertise técnica da equipe do Itaú, o rigor fiduciário e o contínuo investimento em tecnologia para melhorar a eficiência e a segurança. “Na nossa visão, a MZ hoje consegue entregar a melhor solução de disponibilização e mineração de dados dos investidores para todos. E é por isso que a gente decidiu fazer a parceria e não fazer um desenvolvimento dentro de casa.” Nesse sentido, a MZ tem sido um parceiro estratégico ao oferecer soluções inovadoras para aprimorar a comunicação com investidores. Com o uso de tecnologias como WhatsApp, chatbots e sistemas de autoatendimento, a MZ tem facilitado o atendimento e agilizado o processo de interação, destacando-se como um grande impulsionador da transformação digital no mercado de capitais.
Painel 3: Parceria Itaú & MZ – agregando inteligência de mercado na gestão de base acionária e relacionamento com investidores
PH Zabisky, CEO da MZ, destacou a capacidade da MZ em inovar e proporcionar soluções completas para o setor. A companhia oferece uma gama de ferramentas avançadas, que vão além do simples monitoramento de investidores, incluindo inteligência artificial para otimização de processos, análise de dados em tempo real e geração de relatórios personalizados. “A MZ se posiciona como líder na transformação digital das Relações com Investidores, trazendo mais eficiência, segurança e insights estratégicos para os clientes”, afirmou Zabisky. Ele também enfatizou o papel importante da empresa na gestão da base acionária, com soluções que integram governança de dados, análise de mercado e comunicação eficaz, permitindo que as empresas se conectem de forma mais transparente e assertiva com seus investidores.
Painel 4: Market Maker Itaú
Judinei Araújo, Head de Trading do Itaú Unibanco, discutiu a correlação entre o fluxo de investidores estrangeiros e a performance da bolsa. Araújo destacou como um pico nas entradas de investidores estrangeiros no ano passado foi seguido por uma saída significativa neste ano, impactando diretamente o mercado. “Embora o Brasil apresente bons ativos e empresas de qualidade, o cenário macroeconômico continua impactando o mercado, exigindo atenção à dinâmica entre o macro e o micro no próximo ciclo,” disse. Ele também observou que, apesar de uma pesquisa com investidores locais e estrangeiros revelar uma leve deterioração no humor dos investidores, existe uma expectativa de um rally de final de ano e uma possibilidade de retorno do fluxo estrangeiro, especialmente em mercados emergentes.
Painel 5: Estratégia de ações Brasil – entre valuation atrativo e a realidade macro
Matheus Botelho Marques, estrategista de ações do Itaú BBA, encerrou o evento abordando a relação entre os valuation atrativos das empresas brasileiras e o cenário macroeconômico desafiador. Marques destacou como a temporada de resultados foi positiva, mas insuficiente para sustentar uma alta substancial da bolsa. “A situação de caixa está abaixo do histórico, refletindo uma estratégia de curto prazo. Fatores como geração de caixa, revisão de lucros e valuation são fundamentais nas decisões de investimento.” destacou. Ele também mencionou a importância de revisões de lucros e ajustes de valuation para os próximos ciclos econômicos, reforçando a necessidade de atenção contínua às dinâmicas macroeconômicas.
Encerramento
O evento foi finalizado com palavras de Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, e Marcos Dias, Superintendente Comercial de Investidores Institucionais e Investment Services do Itaú Unibanco, que agradeceram a presença de todos e destacaram a relevância das discussões realizadas.
Cássio aproveitou a ocasião para convidar os participantes a acompanharem a live especial “Da Narrativa à Prática”, que será transmitida no dia 29 de novembro de 2024, às 14h. Durante a live, Cássio abordará as melhores estratégias para transformar a comunicação em um diferencial competitivo no mercado de capitais.
Dessa forma, o RI em Foco proporcionou uma visão detalhada sobre as tendências e inovações que estão moldando o futuro das Relações com Investidores. A parceria entre o Itaú e a MZ reflete um compromisso conjunto em oferecer soluções de ponta para o mercado, com foco em tecnologia, dados e inteligência estratégica. Os painéis ricos em conteúdo e as discussões aprofundadas ressaltaram a importância de adaptação e inovação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de capitais.
Para mais informações sobre os temas abordados ou as soluções apresentadas, entre em contato com a equipe do Itaú ou da MZ.
–
Cássio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.