A tecnologia está em constante evolução, e sua crescente expansão vem moldando cada vez mais a forma como as empresas interagem com o mercado e com o consumidor. É de consenso geral que a Internet, hoje, é o maior repositório de informações, com um crescimento significativo de canais, dispositivos digitais e aplicativos de softwares.
Neste contexto, contamos cada dia mais com a criação de Websites diversificados e cheios de conteúdo, gerando assim informações de forma excessiva. Pensando em controlar a situação e filtrar a relevância dos conteúdos para os consumidores, os motores de busca acabaram implementando algoritmos que facilitam o acesso a informações relevantes.
Por isso, é crucial que a empresa não apenas esteja inserida no mundo digital, como também seja notada pelos mecanismos de busca, implementando e seguindo as técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Search Engine Optimization
- O que é:
- O SEO – em português “otimização de mecanismo de busca”- é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas a um Website com o objetivo de melhorar e otimizar a visibilidade e o posicionamento nos mecanismos de busca de forma orgânica. O objetivo é aumentar o tráfego de visitantes qualificados e fazer com que o seu Website seja encontrado de forma mais fácil.
Dados de Mercado: 53,3% – De acordo com a BrightEdge (2023), 53,3% de todo tráfego web é orgânico proveniente do uso de boas técnicas de SEO.
- Motores de busca
- Os motores de busca são sistemas utilizados para rastrear (web crawler), indexar e rankear os mais diversos conteúdos que existem na web. Cada mecanismo tem seu modo de operar e conta com critérios próprios de rankeamento. Hoje contamos com alguns motores de busca como Google, Bing, Yahoo, !Duck Duck Go, entre outros.
Dados de Mercado: 92,58% – De acordo com a Cuponation, o Brasil foi o segundo país que mais trafegou pelo Google, com 92,58% dos usuários.
Técnicas de otimização
- Técnicas e tipos de SEO
- SEO On-Page: Seo On-Page é um conjunto de técnicas que trabalha e otimiza dentro da própria página de Website, alguns dos elementos trabalhados são:
- Estrutura do Website: aqui, é importante, antes de desenvolver o seu site, pensar em maneiras de facilitar o acesso dos crawlers (rastreadores) através de links, isso vai ajudar a posicionar melhor no ranking além de melhorar a experiência online dos usuários.
- Conteúdo: o conteúdo apresentado vai impactar diretamente na otimização do mecanismo de busca. O Google, por exemplo, tende a melhor rankear páginas que apresentam conteúdo mais extenso, com utilização de imagens, vídeos, conteúdo de áudio e etc. Utilizar de conteúdos originais, títulos chamativos, palavras-chave e links externos, fará com que seu Website seja melhor posicionado e mais visitado.
- Heading tags: as Heading Tags são marcações de conteúdo, importante para acessibilidade, facilidade de leitura, e estratégia fundamental para SEO. Servem para organizar seu conteúdo, destacar títulos e deixar a leitura mais fluida.
- URLs: as URLs devem ser criadas através das orientações de keyword, utilizando de palavras-chaves que serão facilmente lidas quando o usuário realizar a pesquisa de sua dúvida nos mecanismos de busca, isso ajuda a chamar atenção, o que melhora o CTR do seu Website.
Dados de Mercado: 6x mais – De acordo com a Content Marketing Institute (2023), sites com conteúdo de qualidade tem uma probabilidade 6 vezes maior de obter um bom posicionamento nos resultados de busca.
- SEO Off-Page: Os fatores de SEO Off-Page são externos e mostram se a página é uma boa referência, o foco fica na estratégia de uso de backlinks, que são links feitos de um site para outro. A criação de conteúdo deve incluir backlinks que levem de volta à página principal do site, ou para sites externos que sejam relevantes e confiáveis. A utilização, além de ser importante estratégia SEO, ajuda na aquisição de tráfego de referência, criação de relacionamentos e fortalecimento da marca.
Dados de Mercado: De acordo com uma pesquisa da Moz, os backlinks fazem parte dos três principais fatores que influenciam o ranking de um site nos motores de busca.
- Black Hat x White Hat
- White Hat: É como é chamada a prática ética de SEO, o objetivo é melhorar a experiência do usuário e entregar conteúdo de qualidade utilizando técnicas como palavras-chave, link building e etc. Essas técnicas contribuem para o posicionamento do seu Website de forma cumulativa ao utilizar de todos os métodos necessários.
- Black Hat: Ao contrário de White Hat, a prática de Black Hat é mal vista e não deve ser utilizada, pois não farão com que seu tráfego tenha qualidade. A estratégia consiste em ludibriar os motores de busca com a utilização de conteúdo duplicado ou não original, publicação de websites sem conteúdo, utilização abusiva de keywords, links e textos ocultos e cloaking.
Para começar a utilizar técnicas de SEO e ter um bom posicionamento, é importante que defina bem seus objetivos; o que é mais importante? Aumentar o tráfego orgânico, gerar mais leads, aumentar autoridade da marca?
Procure sempre alinhar os objetivos com as práticas, defina sua persona e pesquise sobre as melhores ferramentas para atingir seus objetivos.
Utilizar de boas práticas de SEO aumenta a visibilidade, o tráfego orgânico, ajuda na experiência do usuário e passa mais credibilidade e confiança para os usuários que procuram os melhores. Investir em SEO é investir na qualidade e na autoridade da presença online.