A prática de realizar o Investor Day se tornou cada vez mais recorrente entre as companhias por conta da capacidade de aproximá-las de investidores e stakeholders por meio de uma experiência singular e transparente, passando por resultados, projetos, perspectivas, metas e tudo o que for relevante no momento.
O propósito do artigo se trata da análise de empresas que realizaram o evento e suas consequências em dados referentes à acesso de websites, seguidores em redes sociais, alterações nos níveis de ratings e variações no preço das ações, a fim de apresentar uma base analítica do possível impacto positivo ou negativo no desempenho da empresa. Vale ressaltar que, durante a pesquisa, a preferência foi dada para eventos realizados recentemente e que muitas empresas acabam por não realizar o Investor Day, limitando o escopo da pesquisa, do mesmo modo que acontece pela escassez de dados das empresas que executaram o evento em diferentes critérios de pesquisa.
O setor de seguros é caracterizado por administrar negociações de apólices, proteger indivíduos e empresas e auxiliar em perdas imprevistas. Fazem parte do setor as seguradoras, corretoras e insurtechs (companhias que ligam as seguradoras aos consumidores por meio de suas tecnologias). Uma grande empresa do setor realizou Investor Day em 2023, se utilizando desta estratégia para se comunicar com seu público investidor, alcançando alguns resultados: seu site de RI, com uma média de 841 acessos por dia, obteve no dia 18 de outubro 1.059 acessos, crescendo sua visibilidade e comunicação com o público alvo. Além disso, podemos identificar como o Investor Day impactou positivamente em outro meio de comunicação – as redes sociais. O Instagram da companhia, que em setembro obteve um crescimento de 94 seguidores, no mês do Investor Day cresceu 128 seguidores. No entanto, o maior impacto identificado foi no valor das ações da companhia, que aumentou 16,58%, se compararmos 30 dias antes do evento e 30 dias depois. O Investor Day foi um alavancador para a companhia.
O setor brasileiro de papel e celulose é referência no mundo todo, devido a qualidade de sua matéria prima e sua grande base florestal. O Brasil é o maior produtor mundial de fibra curta e o segundo maior de celulose. Além disso, o Brasil é o país com o menor custo de produção. Três companhias do setor realizaram no ano de 2023 o Investor Day e também obtiveram impactos positivos. Uma das companhias, que possui uma média de 1.474 acessos por dia, no dia do evento alcançou 2.210 acessos, e obteve também maior valorização das ações, alcançando uma diferença de 12,10% cerca de 30 dias após o Investor Day. Já outra companhia, com uma média de 2.728 acessos diários, obteve no dia do evento 4.340 acessos, e ainda alcançou um aumento de 3.517 seguidores em suas redes sociais no mesmo mês, um aumento considerável, se comparado com o mês anterior, no qual cresceu 2.967 seguidores. No mês de seu Investor Day, uma terceira empresa também obteve crescimento expressivo de seguidores (2.479).
O setor da educação tem se expandido cada vez mais, e tido destaque principalmente no mercado de fusões e aquisições. Segundo o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2020 o Brasil ocupava a posição de 5º maior mercado de ensino superior do mundo, sendo o maior de toda a América Latina. A alta demanda por qualificação acadêmica tem crescido cada vez mais, impulsionando ainda mais o setor. Analisamos três companhias do setor, a primeira arrecadou 3.035 acessos no dia do evento, um número elevado, se comparado com sua média diária de 1.806 acessos, e a segunda cresceu 330 seguidores em seu Instagram no mês de realização do evento, caracterizando o Investor Day como uma boa opção para estreitar a comunicação com seus investidores.
O setor de exploração de imóveis é bastante abrangente e pode atingir a exploração de imóveis na planta, imóveis já prontos, terrenos, lotes, edifícios corporativos, hospitais, estacionamentos, shoppings, hotéis e muitos outros. No Brasil, este setor emprega 10% do país, representando 7% de nosso PIB. Neste ano, uma grande companhia do setor de exploração de imóveis realizou seu Investor Day, a fim de alcançar maior credibilidade e comunicação com seu público investidor. O site de RI obteve 1.043 acessos, uma diferença positiva de 50% da sua média diária de acessos, e seu Instagram cresceu no mês do evento 201 seguidores.
O setor da tecnologia no Brasil possui fortes tendências de crescimento, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software. Em 2021, o Brasil ocupava a 10º posição mundial no mercado e a maior da América Latina, sendo sua maior concentração do mercado no sudeste (62,6%). 48% das empresas são micro, 47% são pequenas empresas e 4,4% são médias. As grandes empresas, com mais de 500 empregados, representam apenas a fatia de 0,7% no Brasil. Algumas das principais empresas brasileiras do setor realizaram Investor Day nos últimos dois anos. Todas as empresas analisadas atingiram uma grande diferença positiva nos acessos do site no dia do evento, comparadas à média diária, com destaque para uma companhia com aumento de 100%, de 1.115 acessos para 2.223. Outra companhia apresentou um destaque muito alto no número de seguidores do Instagram, que no mês do evento cresceu 3.054 usuários.
O setor financeiro do Brasil é o mais desenvolvido da América Latina e um dos maiores do mundo, composto por bancos comerciais, de investimento, cooperativas de crédito, etc. O domínio do setor provém dos grandes bancos, no entanto, nos últimos anos, algumas fintechs e bancos e bancos digitais têm adquirido uma fatia cada vez maior desse setor. O setor financeiro foi o que mais realizou Investor Day nos últimos anos, entre 2019 e 2023, particularmente os bancos. Todas as companhias analisadas tiveram aumento expressivo de acessos diários no dia do Investor Day, chegando a um aumento de 50%, 57% e até 80%. Nas redes sociais, identificamos um crescimento expressivo de seguidores, números como 2.810, 2.887 e 5.203. As empresas analisadas também tiveram destaque no crescimento de suas ações, duas delas chegando a cerca de 7% de valorização.
O setor de Saneamento, Água e Gás é essencial para a manutenção da qualidade de vida da população e está avançando no que tange infraestrutura, com perspectivas de aumento de investimento no futuro próximo. A Ambipar (AMBP3), Sabesp (SBSP3), Copasa (CSMG3), Comgás (CGAS5), Sanepar (SAPR11) e Ocean Pact (OPCT3) são algumas empresas de destaque no setor, no entanto, o setor não tem hábito de realizar o evento. Apenas uma das empresas analisadas executou um Investor Day, recebendo um pico de acessos 329% maior no dia do evento em relação aos acessos diários no mês anterior, além de observar um crescimento de 20% em suas ações considerando os 30 dias que antecederam e sucederam o evento.
O agronegócio detém grande relevância na economia brasileira, incentivando o PIB do país diretamente. Embora seja um mercado afetado por diversos aspectos, principalmente naturais, possui boa resiliência ao passo que as empresas entendem suas peculiaridades ao planejar estratégias e lidar com adversidades. Pode-se citar como empresas de destaque no setor Agrogalaxy (AGXY3), Jalles (JALL3), 3 Tentos (TTEN3), Vittia (VITT3) e mais. A avaliação do impacto do Investor Day nos acessos ao website das empresas do setor apresentaram bons resultados, algumas chegando a receber um aumento de 19% a 50% no número de acessos no mês subsequente do evento. No Instagram, 60% das empresas mapeadas atestaram um pico de novos seguidores no mês dos respectivos Investor Days, variando entre 32% a 136% em comparação ao mês anterior. A tendência de novos seguidores continuou alta no mês seguinte. O aumento no valor das ações das empresas do setor também foi analisado, e constatou-se um crescimento de 2,69% a 7,67% nos números de algumas empresas.
O setor Imobiliário apresenta grande destaque no mercado ao passo que demonstra a tendência de estabilidade ou crescimento, além da alta diversificação e taxa de retorno. Segundo o G1, o mercado imobiliário registrou um aumento de 14,4% nas transações no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, com enfoque na categoria de residências acessíveis. Algumas das principais companhias do setor são Trisul (TRIS3), Viver (VIVR3), Moura Dubeux (MDNE3), JHSF (JHSF3), Mitre Realty (MTRE3), Tenda (TEND3), Direcional (DIRR3) e Even (EVEN3).
A análise realizada indica que houve uma variação de acessos ao website da empresa após o Investor Day, algumas apresentaram flutuação entre 4% e 29% no mês que sucedeu o evento. Considerando o número de novos seguidores na plataforma Instagram durante o mês da realização do evento, 66% das empresas analisadas demonstraram um crescimento que varia entre 2% a 104% em relação ao mês anterior, uma delas chegando a atingir um aumento de 164% na quantidade de novos seguidores. Enfim, foi possível observar alterações positivas no valor das ações em, pelo menos, metade das empresas do setor que foram avaliadas a partir de dados disponíveis, com crescimento de 5,36% a 25,24%.
O setor de Saúde é essencial para a sociedade, e embora haja riscos, se destaca por sua natureza inovativa e tendência de se manter mais estável que outros setores durante crises. Composto por seguradoras, planos de saúde, organizações sociais, drogarias e mais, algumas das empresas de destaque do setor são Blau (BLAU3), Fleury (FLRY3), PagueMenos (PGMN3), Viveo (VVEO3), Hapvida (HAPV3) e RD (RADL3). Durante o estudo, foi observado que os acessos ao websites das companhias foram intensificados nos dias dos Investor Days, com o crescimento variando entre 54% a 388% em relação à média diária do mês anterior. As redes sociais também desempenham um papel importante na análise do impacto do Investor Day. De acordo com a análise, 80% das empresas do setor consideradas no estudo apresentaram aumento significativo no número de seguidores durante o mês de realização do evento, apontando taxas de crescimento de 10% a 258% em relação ao mês anterior.
No setor de Saúde, a maioria das empresas que realizaram o Investor Day tiveram variação positiva nas ações. Considerando os 30 dias que antecederam os eventos e os 30 dias posteriores, pelo menos 33% das companhias apresentaram crescimento de 3,19% a 10,85%.
O setor de Locação de Veículos e Máquinas tem crescido no Brasil, por conta de seu alto potencial de expansão. Na pandemia, o setor sofreu forte impacto negativo, mas soube se recuperar muito bem com boas perspectivas. Analisamos duas empresas que realizaram Investor Day em 2022 e também obtiveram alto número de visualizações no seu site de RI no dia do evento, chegando a 1.000 acessos além de sua média diária. Essa mesma empresa obteve um destaque nas redes sociais, aumentando 5.048 seguidores no mês do evento. Já a outra companhia conquistou alteração de seu rating, de A- para A+, de acordo com a Moody’s, além de um aumento de 21,82% no valor da ação depois do Investor Day, o que pode sinalizar um impacto positivo na realização do evento.
Neste ano, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás publicou um panorama geral do setor com uma agenda de tendências para o futuro. De acordo com o Instituto, este setor tem um papel muito estratégico dentro do mercado brasileiro, atraindo investimentos, fortalecendo a geração de empregos e de desenvolvimento no país através de uma grande fonte de receitas. O setor já é consolidado e robusto, caracterizando o Brasil como um ator de muita relevância no cenário internacional.
Muitas companhias deste setor realizaram Investor Day nos últimos dois anos. O evento para todas essas empresas resultou em um salto de acessos diários no site de RI, chegando a um engajamento de mais de 5.000 acessos acima de sua média diária, além de 313 acessos à sua apresentação só no dia da publicação do arquivo, que depois se somou a um total de 5.824 visualizações. Outra companhia analisada cresceu 2.434 seguidores em seu Instagram no mês do evento. São exemplos de potencialização da comunicação entre a área de relações com investidores e seu público alvo. Ainda destacamos duas companhias pelo aumento de mais de 17% no valor de suas ações até 30 dias após o Investor Day.
De acordo com a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) de São Paulo, o setor de máquinas, equipamentos, veículos e peças tem se apresentado com uma grande abrangência e complexidade por conta de seus muitos subsetores. A empregabilidade do setor corresponde a uma fatia de 46% dentro do estado de São Paulo e cerca de 34% na região sul do Brasil, mostrando também uma forte concentração no sul e sudeste do setor. A área pode ser ainda muito mais expandida devido ao seu potencial não explorado em todo o país e ao baixo investimento em pesquisas e desenvolvimento atualmente. Dessa forma, é um setor bastante promissor para os próximos anos.
O setor tem se mostrado bastante empenhado com os eventos para os investidores. Nos últimos dois anos, mais de 7 empresas do setor realizaram Investor Day. Todas essas companhias obtiveram um forte engajamento no site de RI no dia do evento, como uma das companhias, que possuía uma média diária de 137 acessos no site, e no dia do Investor Day, registrou 1.365 acessos. Essa mesma companhia também registrou algum tempo após o evento um avanço em sua classificação de rating, deixando de ser AA(bra) para AAA(bra). Em relação à valorização das ações, duas empresas analisadas obtiveram um aumento de mais de 8% cerca de 30 dias após o evento.
O setor de Energia Elétrica no Brasil se torna cada vez mais relevante por deter matrizes energéticas sustentáveis e investir em constante inovação. Embora esteja suscetível a fatores climáticos, a diversificação do setor atesta alta previsibilidade de crescimento. Algumas empresas de destaque no mercado são Eneva (ENEV3), Eletrobras (ELET6), Copel (CPLE6) e AES Brasil (AESB3), Cemig (CMIG4) e Equatorial (EQTL3), entre outras. Este mercado, em sua maioria, recebeu bons resultados dos Investor Days executados. Considerando os acessos aos websites das companhias, 83% perceberam um crescimento de 3% a 112% entre o mês posterior e o mês que antecedeu o evento. A análise dos níveis de ratings antes e depois do Investor Day das companhias foi importante para o estudo. Nesse caso, 85% das empresas avaliadas obtiveram uma perspectiva estável. As ações das companhias do setor também sofreram alterações após o Investor Day, 53% apresentaram variações positivas com uma média de 6% de crescimento.
O setor de Mineração e Siderurgia é fundamental para a infraestrutura do país e, embora impactada por questões externas, assim como a maioria dos setores, se recupera de forma estável após a pandemia com a alta dessas commodities internacionalmente. Algumas empresas se destacam nesse setor, como CSN (CSNA3), CBA (CBAV3), Gerdau (GGBR4), CSN Mineração (CMIN3) e Vale (VALE3), entre outras. A análise discorrida indica que as empresas do setor tendem a ter um pico de acessos no website no dia do Investor Day, um aumento que variou entre 80% a 232% em relação à média de acessos diários do mês anterior. Uma das empresas obteve, pelo menos, 2.157 visualizações em sua apresentação do Investor Day nos dois primeiros meses. Da mesma forma, a variação das ações das empresas do setor após o Investor Day foi analisada. Constatou-se que 75% das ações obtiveram variação positiva numa média de 6,75% considerando os 30 dias que antecederam o evento e os 30 dias posteriores.
O setor de Participações e Investimentos é extremamente relevante na diversificação da carteira e diminuição de riscos, se tornando cada vez mais visados no país. Pode-se citar como algumas empresas de destaque no setor a Simpar (SIMH3), G2D Investments (G2DI33), Itaúsa (ITSA4), Bradespar (BRADP4) e mais. As empresas do setor, todavia, não tendem a realizar Investor Day, diminuindo os pontos de análise do estudo.
De acordo com dados disponíveis, foi analisado que uma das companhias teve um pico de novos seguidores na plataforma do Instagram no dia do evento, chegando a um número 83% maior que no mês anterior, além de ter observado, também, o efeito em seus ratings, modificado menos de dois meses após o evento para um nível alto de segurança de investimento. Embora não haja informações mais específicas disponíveis, foi constatado que as ações das empresas analisadas tiveram variação positiva em uma média de 2,59%.
O setor de Telecomunicações é reconhecido por sua estabilidade e alta taxa de retorno, além de ser essencial no mundo globalizado e interconectado do século XXI. A Internet banda larga, segundo a Anatel, contou com um boom durante a pandemia, mas continua crescendo no período pós-pandêmico. Considera-se empresas de destaque no setor a Desktop (DESK3), Tim (TIMS3), Unifique (FIQE3), Vivo (VIVT3), entre outras. Assim como em alguns outros setores, não é típico para empresas de telecomunicações performarem Investor Days para o mercado. De qualquer forma, foi possível mapear alguns eventos, onde uma das empresas apresentou crescimento de 56% no número de acessos dos sites considerando o mês anterior ao evento e o sucessor. Outra companhia observou um aumento de 73% no número de novos seguidores no Instagram em relação ao mês anterior de seu Investor Day.
O setor de Logística e Rodovias é essencial para o desenvolvimento do país em diversos aspectos, além de contar com diversos segmentos de empresas. Considerando que a globalização e a demanda mundial continuam fortes, o setor se mantém em crescimento. Existem diversas empresas no setor, como a Santos Brasil (STBP3), CCR (CCRO3), Log-in (LOGN3), Sequoia (SEQL3), JSL (JSLG3) e mais. Foi possível constatar variações nos níveis de acessos nos websites das companhias decorrente de seus respectivos Investor Days. 75% das empresas obtiveram crescimento nas visualizações em seus websites, numa média de 6% ao comparar o mês que sucedeu o evento com aquele que antecedeu. Quanto aos níveis de rating, as companhias com dados disponíveis apresentaram estabilidade e até mesmo leve crescimento.
O setor de Alimentos e Bebidas é considerado estável por seu caráter essencial para a sociedade, além de contar com empresas de peso, que construíram sua marca e confiança com a população por anos, como Ambev (ABEV3), Camil (CAML3), M. Dias Branco (MDIA3), BRF (BRFS3) e outras. Durante o estudo, foi constatado que houveram variações na lista de seguidores do Instagram das companhias durante o mês de realização do Investor Day, uma delas apresentou aumento de 20% no número de novos seguidores em comparação ao mês anterior. Considerando a mudança no nível de rating, foi possível observar que 66% das empresas apresentaram crescimento na época do evento.
O setor do varejo é um dos mais presentes no Brasil, desde 1800 possui uma presença significativa, no entanto, composta por comerciantes locais. Na década de 1950, assistimos ao “boom” das lojas de departamentos e shoppings center, porém, foi em 1990 que o setor passou por uma grande modernização com o avanço digital e da globalização. Possui uma abrangência considerável, contando com conveniências, supermercados, franquias, outlets, concessionárias, e muito mais. Este setor é responsável por quase metade do PIB brasileiro e é um dos principais geradores de emprego em todas as regiões do país. O setor se mostrou muito empenhado na realização do Investor Day, e analisamos o impacto do evento em mais de 8 empresas. No dia da realização, as companhias tiveram um pico de acessos ao site de RI muito maior que o normal, como uma das empresas, com uma média de 2.580 acessos, que registrou 7.459 acessos no dia do Investor Day, ou outra companhia, com 805 acessos de média diária para 2.253 no dia do evento, e uma terceira, de 490 para 1.103. Ainda identificamos alguns meses após o Investor Day, uma mudança de A-(bra) para AA-(bra) no rating de uma companhia. Em outra companhia, identificamos uma valorização de 18,31% de suas ações cerca de 30 dias após o evento, seguida pela valorização de 7,93% de outra empresa do setor.
Desta forma, encontramos relevância positiva na realização do Investor Day como uma estratégia de comunicação entre a área de relações com investidores e o público alvo da companhia, seja ele já investidor ou um público potencial. Apesar de trazer dados e informações que corroboram com a comprovação de que o evento gera um impacto positivo para as companhias, é pertinente mencionar que muitos dos efeitos produzidos por um Investor Day não são quantitativos, mas sim qualitativos, ou seja, não são representados por dados numéricos, como o aumento da confiança dos investidores na empresa, e a credibilidade que a companhia firma entre seus clientes, colaboradores, distribuidores, autoridades governamentais, e a comunidade como um todo. O Investor Day é uma estratégia que expande o universo de relações com investidores e traz uma nova perspectiva para a companhia, estreitando relacionamentos e se firmando como uma tendência do mundo de RI.
–
Escrito por:
Alanis Comparoni
Beatriz Pereira
Danielly Dias
Isabela Nunes
Leonardo Sachetto
Livia Gontijo
Mariana Vignon
Marina Ferreira