Importância da Experiência do Usuário (UX) em um Website - MZ Group
  • IPO & Empresas Listadas
  • Fundos e Gestoras
  • Empresas Privadas

Para garantir um bom posicionamento competitivo dentro do mercado digital, é imprescindível que  o seu website conte com uma boa experiência do usuário.

O que é Experiência do Usuário (UX)

A experiência do usuário são todas as interações entre o usuário e a empresa – principalmente quando falamos do mundo pós transformação digital, que insere a experiência do usuário dentro do contexto de aplicativos móveis e sites.

Essa experiência leva em consideração todas as interações que o usuário tem com o digital da empresa, que avalia desde a navegabilidade até o design visual.

Pilares da Experiência do Usuário

  • Visual atrativo: A primeira impressão do usuário ao navegar pelo website é o que o visual passa. O design da homepage, das páginas internas, dos formulários e dos pop-ups devem ser agradáveis, harmônicos e atrativos. Ter um design bonito e alinhado com a identidade da marca cria uma impressão positiva.
  • Utilidade: Além de possuir um visual agradável, é importante que o website apresente funcionalidade, os recursos oferecidos não podem ser de difícil execução.
  • Acessibilidade: A acessibilidade está ligada a dois pontos, o primeiro é a possibilidade de acesso a uma página web e a capacidade de se adaptar a todos os dispositivos, como notebook, computador tradicional e dispositivo móvel. Além disso, um website acessível é importante para inclusão de usuários que possuam alguma restrição ou deficiência, disponibilizando todos os recursos necessários para que seja possível o acesso às informações.
  • Credibilidade: Para garantir uma boa experiência, é importante que o website atenda às expectativas e passe por rigorosa revisão para evitar erros de informação e assim garantir credibilidade no mercado.
  • Intuitividade: O usuário deve ser capaz de entender, de forma fácil, como utilizar os recursos  disponíveis no website. A interface deve ser intuitiva e garantir a usabilidade sem que seja necessário suporte.
  • Desempenho: Um bom desempenho vem acompanhado de páginas que carregam com uma boa velocidade, sem links “quebrados” ou lentidão ao navegar.
  • Proximidade e Interação: Os serviços e conteúdos devem garantir proximidade com o usuário, criando sentimento de identificação. É necessário a humanização das páginas e ferramentas, isso fará com que haja uma proximidade também emocional.
  • Inovação e Originalidade: A experiência fica ainda melhor quando o usuário se depara com uma experiência única ao acessar aquele website, eles precisam que seja uma experiência memorável.

Importância da Experiência do Usuário

A satisfação do usuário ao navegar no seu website é o que irá garantir que ele retorne, aumentando assim a taxa de conversão de visitantes em leads. Além disso, você garante fidelização e lealdade, diferenciando sua empresa dentro de um mercado competitivo.

Conteúdos Relacionados