Para garantir um bom posicionamento competitivo dentro do mercado digital, é imprescindível que o seu website conte com uma boa experiência do usuário.
O que é Experiência do Usuário (UX)
A experiência do usuário são todas as interações entre o usuário e a empresa – principalmente quando falamos do mundo pós transformação digital, que insere a experiência do usuário dentro do contexto de aplicativos móveis e sites.
Essa experiência leva em consideração todas as interações que o usuário tem com o digital da empresa, que avalia desde a navegabilidade até o design visual.
Pilares da Experiência do Usuário
- Visual atrativo: A primeira impressão do usuário ao navegar pelo website é o que o visual passa. O design da homepage, das páginas internas, dos formulários e dos pop-ups devem ser agradáveis, harmônicos e atrativos. Ter um design bonito e alinhado com a identidade da marca cria uma impressão positiva.
- Utilidade: Além de possuir um visual agradável, é importante que o website apresente funcionalidade, os recursos oferecidos não podem ser de difícil execução.
- Acessibilidade: A acessibilidade está ligada a dois pontos, o primeiro é a possibilidade de acesso a uma página web e a capacidade de se adaptar a todos os dispositivos, como notebook, computador tradicional e dispositivo móvel. Além disso, um website acessível é importante para inclusão de usuários que possuam alguma restrição ou deficiência, disponibilizando todos os recursos necessários para que seja possível o acesso às informações.
- Credibilidade: Para garantir uma boa experiência, é importante que o website atenda às expectativas e passe por rigorosa revisão para evitar erros de informação e assim garantir credibilidade no mercado.
- Intuitividade: O usuário deve ser capaz de entender, de forma fácil, como utilizar os recursos disponíveis no website. A interface deve ser intuitiva e garantir a usabilidade sem que seja necessário suporte.
- Desempenho: Um bom desempenho vem acompanhado de páginas que carregam com uma boa velocidade, sem links “quebrados” ou lentidão ao navegar.
- Proximidade e Interação: Os serviços e conteúdos devem garantir proximidade com o usuário, criando sentimento de identificação. É necessário a humanização das páginas e ferramentas, isso fará com que haja uma proximidade também emocional.
- Inovação e Originalidade: A experiência fica ainda melhor quando o usuário se depara com uma experiência única ao acessar aquele website, eles precisam que seja uma experiência memorável.
Importância da Experiência do Usuário
A satisfação do usuário ao navegar no seu website é o que irá garantir que ele retorne, aumentando assim a taxa de conversão de visitantes em leads. Além disso, você garante fidelização e lealdade, diferenciando sua empresa dentro de um mercado competitivo.